Currículo

diego_fusaro05

Diego Fusaro (Turim, Itália, 1983) ensina História da Filosofia no IASSP de Milão (Instituto Altos Estudos Estratégicos e Políticos) do qual é também diretor científico. Formou-se em Turim em História da Filosofia, conseguiu em 2011 o doutorado em Filosofia da História na Universidade Vida-Saúde São Rafael de Milão, com tese sobre Reinhart Koselleck. Desenvolveu pesquisas na Universidade de Bielefeld na Alemanha. Em 2017, obteve a habilitação científica nacional (mestrado) em História da Filosofia como professor associado.

Aluno de Costanzo Preve e de Gianni Vattimo, é estudioso da Filosofia da História e das estruturas da temporalidade histórica, com atenção especial pelo pensamento de Fichte, Hegel, Marx e pela “História dos Conceitos” alemã. Os seus interesses de pesquisa orbitam, por outro lado, em torno a formulação e ao exercício de uma “História Crítica das Ideias”, entendida como disciplina que dirige a sua atenção diacronicamente sobre as falhas e sobre as descontinuidades que se geram nas transmissões das formas culturais e simbólicas de uma dada cultura; sincronicamente, sobre o nexo que vem a instaurar-se em cada momento histórico entre o pensamento e os códigos culturais. Por um lado, as condições materiais da produção e do poder, e por outro, mostrando as densas redes de implicações, assumindo como objeto privilegiado de análise a “zona de troca” entre ideias e realidade, entre constelações conceituais e constelações sócio-políticas.

Nessa prospectiva, a sua pesquisa persiste por um lado sobre a galáxia dos autores que estabeleceram a elaboração de um método para a história das ideias, das metáforas e dos conceitos (Foucault, Bumenberg, Koselleck) e, por outro, sobre as origens, sobre as formações e deslizamentos semânticos do conceito de História da Antiguidade até hoje. As suas atenções são para o idealismo alemão, aos seus preparadores (Spinosa) e aos seus continuadores (Marx), com atenção especial ao pensamento italiano (Gramsci, Gentile). Em julho de 2013, o jornal italiano “La Repubblica” o qualificou como um dos três jovens filósofos europeus mais promissores.

Dirige “I Cento Talleri” da editora “Il Prato” e é o curador do projeto na internet “La Filosofia e i Suoi Eroi” (www.filosofico.net) É codiretor também de “Biblioteca di Filosofia della Storia” do editor Mimesis e a revista filosófica “Koinè.” De 2008 a 2012 foi secretário da corrente de história filosófica da Bompiani dirigido por Giovanni Reale (“il pensiero occidentale” e “testi a fronte”) É editor do “La Stampa” e do “Il Fatto Quotidiano.” Se define como aluno independente de Hegel e Marx.

Em 2014, desenvolveu uma relação sobre Simmel na convenção internacional sobre a cidade na Universidade de Singapura. Em 2016, desenvolveu um seminário sobre Gramsci na Harvard University. Seus variados trabalhos são traduzidos em muitos países do mundo. Em 2017, funda a associação e revista “Interesse Nacional” (www.interessenazionale.net). Entre seus livros mais famosos estão: “Bentornato Marx!” (Bompiani, 2009); “Essere Senza Tempo. Accelerazione dela Storia dela Vita” (Bompiani, 2010); “Minima Mercatalia. Filosofia e Capitalismo” (Bompiani, 2012); “Il Futuro é Nostro. Filosofia dell’Azione”. (Bompiani, 2014); “Idealismo e Prassi. Fichte, Marx e Gentile. (Il Melangolo,2013); “Antonio Gramsci. La passione di Essere nel Mondo”. (Feltrinelli, 2015); “Pensare Altrimenti. Filosofia del Dissenso.” (Einaudi, 2017).

Tradução: Camille Relvas Vivacqua




(Visualizzazioni 792 > oggi 1)
5 pensiero su “Currículo”
  1. Thanks a ton for your post. I’d like to say that the cost of car insurance varies widely from one plan to another, due to the fact there are so many different issues which contribute to the overall cost. As an example, the brand name of the motor vehicle will have a significant bearing on the purchase price. A reliable ancient family automobile will have a less expensive premium compared to a flashy racecar.

  2. Thanks for the diverse tips provided on this blog site. I have seen that many insurance companies offer prospects generous discounts if they decide to insure multiple cars together. A significant quantity of households possess several motor vehicles these days, specifically those with mature teenage kids still dwelling at home, as well as the savings for policies could soon increase. So it makes sense to look for a good deal.

  3. Generally I do not learn article on blogs, however I would like to say that this write-up very forced me to check out and do it! Your writing taste has been amazed me. Thanks, quite nice article.

Lascia un commento

Il tuo indirizzo email non sarà pubblicato.

Diego Fusaro